O tomate é um fruto muito saboroso e possui muitos benefícios à saúde.
O tomate é arredondado e de cor vermelha, ele é rico em vitamina C, tem também sais minerais como fósforo, potássio e magnésio; é também rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata e de estômago, possui muitos benefícios para manter a pele saudável.
O tomate é consumido através de salada e também como molho para um delicioso macarrão, um purê e outros.
Confira os benefícios do tomate à saúde:
-Para manter a pele sempre saudável: O consumo frequente do alimento ajuda na textura e na saúde da sua pele, já que ajuda a minimizar poros dilatados, curar a acne e erupções cutâneas ou tratar pequenas queimaduras.
-Age como Protetor Solar: O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pela luz do sol. Uma vez no organismo, o licopeno torna a pele menos sensível aos danos dos raios ultravioletas, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.
-Melhora a visão: Com uma alta quantidade de vitaminas A e C, o fruto melhora bastante a visão e ainda pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.
-Saúde dos ossos: Devido à presença de vitamina K e cálcio, o tomate ajuda a fortalecer e reparar os ossos. O licopeno presente na composição do alimento ajuda a melhorar a massa óssea, uma ótima maneira de combater a osteoporose.
-Reduz problemas capilares: A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH no seu cabelo, além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.
-Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue: É fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, por ser um alimento de baixa caloria, se torna um aliado para as pessoas que estão tentando perder peso.
-Previne o câncer: Conforme estudos sugere que comer mais tomates reduz o risco da doença em órgãos como próstata, pulmão e estômago, entre outros.
-Diminui a pressão arterial: O licopeno, a Vitamina C e outros antioxidantes presentes no fruto são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando a baixar a pressão arterial.
-Diminui dores crônicas: Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, tomates podem reduzir dores crônicas. O consumo do fruto ajuda a reduzir a inflamação e ainda traz alívio da dor.
Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza
Créditos da foto: Andréa Ribeiro.
(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista)
Deixe o primeiro comentário