Uma campanha realizada pela Prefeitura do município de Quaraí, no Rio Grande do Sul, gerou polêmica devido ao lema adotado. Em um outdoor ao lado do hospital da cidade o cartaz divulgando a campanha foi colocado. Além disso, a divulgação do cartaz também foi feita na página do Facebook da prefeitura. “Só tenha os filhos que puder criar” é a frase de efeito.
Além da frase principal, o banner diz: “Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter
filhos! #AEscolhaÉSua”.
Conforme informações do G1 local, a Secretária Municipal de Saúde informou que o objetivo da campanha era
provocar a reflexão sobre o tema. Ela ainda destacou que a ideia de
colocar isto em discussão é para que o ato de ter filhos seja pensado e
responsável.
A campanha repercutiu bastante quando uma moradora
da cidade publicou em sua rede social uma foto do outdoor com o banner.
Em menos de dez dias o post alcançou 125 mil compartilhamentos e dois
mil comentários.
Entre tantos comentários nos posts da campanha,
uma quantidade considerável não é favorável. “Se todos tivessem acesso à
educação e saúde de qualidade… A vida seria bem menos complicada. Quem é
pobre não deve ter filhos?”, indagou um internauta.
A promotora
da Infância e Juventude de Porto Alegre (RS), Cinara Vianna Dutra Braga,
disse ser favorável à campanha lançada em Quaraí. Ela analisou que é
uma boa forma de educação esta abordagem sobre o controle de natalidade.
A
prefeitura da cidade garantiu que possibilita o diálogo com a população
para o planejamento familiar. Eles afirmaram que sempre que é
necessário encaminham as pacientes ao ginecologista para evitar gravidez
indesejada.
O município declarou que as consultas são feitas no
prazo de uma semana. Contaram também que todos os métodos contraceptivos
necessários para evitar a gestação são oferecidos pelo Sistema Único de
Saúde (SUS) da cidade.
Fonte: Isto é (Site Terra)
tem que ter principalmente controle emocional,para ter um filho,,por que se eu tenho controle emocional,,vou saber cuidar bem do meu filho,vou cuidar dele com dedicaçao,amor e carinho,,agora financeiramente falando,agente corre atras ,luta,e com isso consegue criar o filho com dignidade,tem muitas crianças por ai sofrendo maltratos,passando fome,,,por que os pais tiveram os filhos ,sem noçao nenhuma do que é ser pai e mae de verdade;;
ResponderExcluirEu também! Eu sou obrigado a fazer algumas perguntas em cada flagrante. A primeira é quantos filhos tem, se mora com o declarante, se paga pensão ou se eles dependem financeiramente do preso.
ResponderExcluirAs maiorias das respostas são, sim, tenho quatro, cinco ou seis filhos, não moram comigo e sim com as genitoras, sendo todos menores, de duas ou três mulheres diferentes, quando a atual, a terceira e a quarta, não está grávida.
Sempre assim! Eu não tenho coragem, apesar de ter muito amor paterno e querer cuidar e educar, de pensar em ter outro filho. Pode ser que tenha mais um no futuro, mas ainda, não tenho coragem.
Mas o preso, traficante, ou ladrão, ou praticante de qualquer outro crime, tava fazendo bico com trabalho lícito e carteira assinada, ainda recebe auxílio reclusão para cada filho nascido.
Eu sou Jair Messias Bolsonaro, muitas coisas já mudaram para melhor, mas ainda falta muita educação sexual no ensino médio e rever estes auxílios vagabundos.
Não mereço pagar, com o suor do meu trabalho e dos impostos que eu pago em cada mercadoria que eu compro, auxílio para criar filho de bandido.
Sou muito pragmático. Não tem condições de criar e educar, que seja feita a opção de laqueadura ou vasectomia no cidadão. Se tiver filho, tem que trabalhar exclusivamente para cuidar do sustento, seja dentro ou fora da cadeia.
Eu ainda acredito que A VASECTOMIA seja a melhor opção! Você retira munição da arma e não tem como acertar no alvo.
Parabéns meu Presidente eu vou fazer 56 anos dia 04/02/64 tenho um casal de filhos amos com muito trabalho deles proprios ja estão formados alex se formou em odontologia pintando paredes limpando piscinas eletrecidade muito reforçado gracas a Deus Jessica se formou em Marketing agora no final do ano ..... ta bom pra mim educados sem vicios esforcados meu Presidente meus parabéns pela sua luta
ExcluirConcordo
ExcluirOnde que assina pra confirmar que eu super concordo? Ter um filho é algo que precisa de planejamento continuo. Antes, durante e depois. Independente da sua condição financeira, filho é pra vida inteira.
ResponderExcluirEu concordo plenamente com essa campanha.
ResponderExcluirSUPER DE ACORDO.
ResponderExcluirAPOIO TOTALMENTE.
Apoiadíssimo
ResponderExcluirSe quem tem condições de criar só tem um ou dois,No dia que os que não tem condições de criar não tiver nenhum,estará decretado o fim da espécie humana.Portanto,cresceu e multiplicaivos.
ResponderExcluirMeu Deus!
ExcluirConcordo plenamente com o cartaz.melhor não ter filhos que criar (se é que o verbo certo é criar)um filho submetendo uma criança a condições sub humanas.
O governo tem quefazer sua parte sim mas se não tiver condições não traga ninguem pro mundo para passar necessidades.
Concordo com muitos aqui. É muita gente pro Estado educar. As pessoas crescem mal sabendo ler e escrever, isso está cada vez mais é complicado.
ExcluirErrado não tá
ResponderExcluirConcordo às vezes a pessoa está desempregada o namorado também e não tem o menor cuidado depois fica falando ai aconteceu ah pelo amor né
ResponderExcluirEstes dias alguém disse ao Bolsonaro, o aborto deve ser aprovado para que eu não tenha que criar o filho de um bandido. E, ele respondeu:"É só não dar para o bandido".
ResponderExcluirTá certíssimo!!
ExcluirNão, não está certíssimo, nenhum dos dois. Primeiramente, métodos contraceptivos não são 100% eficazes, além de que antes dos três meses de gravidez ainda não temos uma vida humana formada, não existe nenhum grau de consciência naquele conjunto de células. Não existe dor, nem pensamento. Metodos contraceptivos FALHAM, não são infalíveis, estamos lhe dando com um possível futura vida humana que pode nascer em condições sub humanas e não ter oportunidades, apenas sofrimento. A pessoa tem quer ter educação sexual e planejamento, mas isso não garante que ela não tenha uma gravidez indesejada. Vejam esse vídeo --> https://www.youtube.com/watch?v=5Tw_x2BLAlE <-- Pensem racionalmente. E aborto espontâneo é muito comum, ocorre muito, não vá me dizer que Bilhões de humanos foram mortos, quando na verdade eram células e sem um cérebro desenvolvido. "Penso, logo existo".
ExcluirEstá cientificamente provado que a vida humana começa com a fecundação. Desde esse momento o novo ser humano possui patrimônio genético próprio, diferente do da mãe.
ExcluirMatar um ser humano, sobre tudo criança, é um crime fortemente rejeitado pela sociedade e pela consciência pessoal. Antes de nascer, a criança já é um ser humano não importando o tempo.
ExcluirO povo concorda com tudo , mas realmente não quer saber de nada, pois realmente tem mulheres casadas que não pode tomar anticoncepcional, e se preveni usando camisinha, mas as vezes acontece sim de estourar, mas se o povo se importasse com o que tá escrito , elas concordaria se o governo libera se a laqueadura e a vasectomia , aí sim é uma escolha de quantos filhos á pessoa quer ter , pois aí sim seria uma liberdade de escolha para cada um , o mais engraçado é que as mulheres que critica e até julga outras mulheres já criaram os seus filhos, meu povo deixa as pessoas serem felizes, pois sim o governo tem obrigação de dar assistência pois pagamos impostos de tudo e mais um pouco, e não temos retorno de nada ... agora concordar com político é fácil agora quero ver se eles se importa com o povo além do próprio umbigo.
ResponderExcluirAline existem outros métodos anticoncepcionais além da camisinha e do comprimido. Minha irmã usa o diu e colocou pelo SUS. E o julgamento não é para que não tenham nenhum filho e sim só os que puder criar. Deixar as pessoas serem felizes tendo quantos filhos quiser ? Não sei como uma mãe pode ser feliz vendo os filhos passando fome. E essas crianças depois o que se tornarão ? Porque muitas vezes a dificuldade é que torna as pessoas criminosas. E por ultimo a questão não é concordar ou não com politico. O problema é o que vc mesmo falou. Se eles não se importam com o povo, então pra que colocar mais gente nesse mundo pra sofrer ? Por isso sou a favor de campanhas para conscientizar, para que as pessoas planejem e aí sim sejam felizes podendo sustentar, educar e amar os seus filhos.
ExcluirComo é que é? A pobreza que torna as pessoas criminosas??? Kkkkkkkkkk. Será que a Suzanne Von Richtofen sabia disso? Ou o Marconi? Ah, o goleiro Bruno era beeem pobre, né? Filha, pibreza não é sinônimo de mal carater. Má educação sim... O controle de natalidade devia pensar exclusivamente se a família tem condições psicológicas, emocionais e estrutura familiar para ter um filho. O poder de aquisição não faz bons seres humanos e a falta desse poder não cria maus seres humanos, mas as condições na familia sim.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo plenamente!!! Deveria ser nacional para deixar claro que só DEVE TER FILHOS QUEM REALMENTE OS PODEM CRIAR E CUMPRIR COM OS DIREIROS ESTABELECIDOS NO ESTATUTO DA CRIANÇA!! TER FILHO SEM O BÁSICO, ESPERANDO AJUDA DE BOLSA OU DE TERCEIROS TÁ ERRADO!!!!
ResponderExcluir#PARABÉNS AO CRIADOR DA CAMPANHA!!! 👏👏👏👏
Não vi nada demais se todos tivessem consiencia não haveria tanto sofrimento e fome colocar filho no mundo sem condições de criar é doloroso
ResponderExcluirConcordo que precisam de campanha para se conscientizar sim porque não é só ter um filho! Tem que ter como cuidar e ainda mais hoje em dia com muitas jovens com depressão! E se nasce uma criança especial? E se o pai da criança não for presente? Como essa jovem vai criar uma criança que precisa de muito cuidado especial se a mãe também precisa? Esse assunto é mais complexo do que se imagina.
ResponderExcluirTá certo é só não toma o leitão quente de qualquer um que evita
ResponderExcluir